Pres. Oaks: 3 significados do convênio batismal que mudará a forma que você vê o sacramento
Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias partilha do sacramento semanalmente (ver D&C59: 9,12). Quando o sacerdote faz a oração, ele ora a Deus, o Pai Eterno, para que todos os que participam possam testificar ” que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho” (D&C 20:77; Morôni 4:3).
Dessa forma, é renovado o convênio feito nas águas do batismo de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo e “servi-lo e guardar seus mandamentos” (Mosias 18:10).
Nas escrituras modernas, as pessoas que desejam ser batizadas devem testificar a Igreja “que verdadeiramente se arrependeram de todos os seus pecados e estão dispostos a tomar sobre si o nome de Jesus Cristo, tendo o firme propósito de servi-lo até o fim.”(D&C 20:37; ver também 2 Néfi 31:13; Morôni 6: 3).
O que significa quando fazemos o convênio no batismo e ao participar do sacramento que estamos “dispostos a receber [de nós] o nome de Jesus Cristo?” Há pelo menos três significados.
Identidade
O primeiro significado diz respeito à identidade. Tomamos o nome de nosso Salvador nesse sentido quando nos tornamos membros da Igreja que leva o Seu nome. Por Seu mandamento, Sua Igreja é chamada de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (D&C 115: 4). Da mesma forma, tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo sempre que publicamente proclamamos nossa crença Nele. Ao fazer isso, guardamos o mandamento moderno: “tTomai sobre vós o nome de Cristo e falai a verdade com seriedade.” (D&C 18:21). Também tomamos sobre nós Seu nome sempre que agimos de acordo com nossa fé Nele. O Élder Jeffrey R. Holland explica isso:
“De todas as maneiras possíveis, figurativamente e literalmente, tentamos tomar sobre nós a Sua identidade. Nós estudamos Seus ensinamentos e recontamos Seus milagres. Enviamos testemunhas dos últimos dias, incluindo profetas, apóstolos e missionários em todo o mundo. Chamamos a nós mesmos Seus filhos e testificamos que Ele é a única fonte de vida eterna “[“Come Unto Me , Ensign, abril de 1998, p. 16].
Sua obra
Ao testificar que temos a disposição de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo, nós assumimos a responsabilidade de agir em Sua autoridade e fazer Sua obra, que é levar a efeito a vida eterna do homem.
Dessa maneira, fazemos convênio de aceitar chamados em Sua Igreja e de sermos diligentes no cumprimento das responsabilidades desses chamados. Este significado e esta aliança lançam uma nova perspectiva sobre o terceiro mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êx 20: 7)
Este mandamento também é um mandamento de não sermos inativos no exercício de Sua autoridade que nos foi conferida ou na execução da porção de Sua obra que nos foi designada.
Ação
Quando tomamos sobre nós o nome de Cristo não testificamos que recebemos o Seu nome, mas que estamos dispostos a fazê-lo.
Esse significado está relacionado a algo futuro. Receber Seu nome depende da autoridade ou iniciativa do próprio Salvador. Somente por meio da vontade Dele nós realmente levaremos Seu santo nome sobre nós.
O significado de tomar o Seu nome sobre nós diz respeito ao nosso relacionamento com o nosso Salvador e às bênçãos incompreensíveis disponíveis àqueles que alcançarão o que o apóstolo Paulo chamou de “homem perfeito [ou mulher], à medida da estatura da plenitude de Cristo. ”(Efésios 4:13).
De acordo com esse significado, quando testemunhamos nossa disposição para tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo, estamos mostrando nosso compromisso de fazer tudo o que pudermos para sermos contados entre aqueles a quem Ele escolherá ficar à Sua direita e ser chamados pelo Seu nome (Sua essência) no último dia.
Neste sentido sagrado, nosso testemunho de que estamos “dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo” constitui nossa declaração de candidatura à exaltação no reino celestial. Dessa maneira, testemunhamos nossa determinação de fazer tudo o que pudermos para nos achegar a Cristo e receber a plenitude do Pai, que é a vida eterna, “o maior de todos os dons de Deus” (D&C 14: 7).
Conclusão
Em resumo, tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo no sacramento pode significar três coisas de acordo com nosso progresso espiritual ou maturidade.
Primeiro, nós mostramos nossa disposição para sermos identificados como discípulos de Jesus Cristo e como um membro da Igreja que leva o Seu nome e proclama o Seu evangelho por todo o mundo.
Em segundo lugar, mostramos nossa disposição de tomar sobre nós a responsabilidade e autoridade que recebemos para ajudar na obra do Salvador para levar a efeito a vida eterna dos filhos de Deus. Isso inclui aceitar e trabalhar diligentemente para cumprir as responsabilidades de nossos próprios chamados em Seu reino.
Terceiro, demonstramos nosso compromisso de nos esforçarmos para nos qualificarmos para a exaltação no reino celestial.
Fonte: LDSLiving
The post Pres. Oaks: 3 significados do convênio batismal que mudará a forma que você vê o sacramento appeared first on Mormonsud.net.
O post Pres. Oaks: 3 significados do convênio batismal que mudará a forma que você vê o sacramento apareceu primeiro em Portal SUD.