O que o Élder Holland, o Presidente Nelson e uma flor me ensinaram sobre nomes

Os nomes têm um certo poder. Descobri isso especialmente na natureza, ao aprender com o meu irmão a reconhecer o canto de um chapim, ou como a minha irmã me ensinou os nomes de flores silvestres.

Para mim, há uma sensação de satisfação em saber o nome de alguma coisa—como se por saber seu nome, talvez essa coisa me conheça de alguma forma – e assim, ocasionalmente, me incentive a aprender sobre os nomes de plantas e animais que eu ainda não conheço.

O nome de uma flor em particular está em meus pensamentos há um tempo—a margarida vistosa. Estas margaridas são mais fáceis de reconhecer do que muitas flores silvestres. Com seus centros amarelos brilhantes e pétalas roxas como franjas, elas chamam a atenção por sua cor como se realmente não quisessem passar despercebidas.

Encontrei essa flor há uns dias. Enquanto descia uma trilha, observei o ambiente mais do que eu tinha prestado atenção na subida, notando a mudança de cores nas folhas, o musgo nos córregos, e a maneira que a luz do sol era filtrada pelos álamos em torno da montanha. Pouco antes do fim da caminhada, algumas margaridas vistosas destacaram-se nas gramíneas altas ao longo do meu caminho e parei para as admirar.

Embora goste destas flores por causa de suas cores, desta vez não foi só a cor que me impressionou. Era o fato delas estarem lá. Apesar de uma ventania recente ter derrubado muitas árvores ao longo do caminho que eu tinha acabado de passar, estas margaridas vistosas ainda estavam lá. Na verdade, elas não só estavam resistindo, mas estavam fazendo isso com orgulho, mostrando suas pétalas como se não só sobrevivessem à tempestade—mas a fizeram bem-vinda.

Mas eu me pergunto se eu não soubesse o nome desta flor, eu a teria admirado em minha caminhada? Ou teria notado, mas não me lembraria? Havia muitas outras plantas que passaram despercebidas naquela tarde.

Esta experiência me fez considerar – se há poder em conhecer um nome, então o que exatamente é esse poder?

Em Witness for His Names, o Élder Jeffrey R. Holland escreve que “nomes são importantes e têm o sido desde o início da história.” Ele então segue citando Moisés 3:19-20, que diz:

“E da terra, eu, o Senhor Deus, formei toda besta do campo e toda ave do ar; e ordenei-lhes que fossem até Adão para ver como ele as chamaria; e elas também eram almas viventes; porque eu, o Senhor Deus, soprei nelas o fôlego da vida e ordenei que o nome que Adão desse a cada criatura vivente, tal seria o seu nome.

E Adão deu nome a todo o gado e a todas as aves do ar e a todos os animais do campo.”

Acho esta escritura extraordinária. Certamente, criar “cada besta do campo” e “toda ave do ar” requer muito trabalho, pensamento, tempo e esforço. Nomear cada criatura depois—o gado, as aves, e os animais – poderia parecer não essencial, ou algo que demoraria muito. Mas era importante para Deus e para o pai de toda a humanidade, e por isso cada criatura foi nomeada.

Élder Holland também observa a importância dos nomes das pessoas nas escrituras. Desde Adão e Eva com nomes que “sugeriram seus papéis aqui na mortalidade” até os filhos do profeta Helamã, Néfi e Leí, que tinham os nomes de seus antepassados, nomes tiveram grande significado ao longo da história. Isso é especialmente verdadeiro para o nome de Jesus Cristo. O Élder Holland cita o Élder James E. Talmage, que afirma:

“A divindade de Jesus Cristo é indicada pelos nomes e títulos específicos, autorizadamente aplicados a Ele. De acordo com o julgamento do homem, pode haver pouca importância ligada aos nomes; mas, na nomenclatura dos Deuses, todo nome é um título de poder ou posição.” (Jesus, O Cristo, 1915, 33).

Alguns dos muitos nomes e títulos de Cristo se tornaram evidentes para mim há dois anos. Durante a Conferência Geral de outubro de 2018, o Presidente Russell M. Nelson estendeu quatro convites às mulheres da Igreja, incluindo a leitura do Livro de Mórmon antes do final do ano e a marcação de cada verso que se refere ao Salvador. Ele então pediu que nós “Então, tenham a intenção de falarem de Cristo, regozijarem-se em Cristo e pregarem sobre Cristo com sua família e seus amigos.”

Eu tentei levar este desafio muito a sério e destacado de amarelo cada vez que via o nome do Salvador no Livro de Mórmon. Eram muitos. Alguns nomes eram frequentemente usados, como “Senhor”, “Filho de Deus” e “Jesus Cristo”.” Outros, como “Filho da Justiça”, “o Santo de Israel” e “Senhor dos Exércitos” eram menos comuns. Mas por mais que tentasse, não completei o desafio do Presidente Nelson a tempo. Eu estava muito perto, mas não consegui terminar o Livro de Mórmon até o final do ano, e eu estava muito desapontada comigo mesmo.

No entanto, um post do Presidente Nelson no Facebook mudou a minha perspectiva.

“Espero que cada um destes convites a tenha aproximado do Salvador. Se você teve dificuldade com algum deles, por favor, não seja dura consigo mesma. Você pode começar hoje. O Senhor está feliz com qualquer esforço que fazemos para nos aproximarmos Dele”, disse ele. “Prometo que, enquanto estuda o Livro de Mórmon em espírito de oração, os céus se abrirão para você. O Senhor vai abençoá-la com maior inspiração e revelação.”

Ainda me lembro de ler as palavras do Presidente Nelson enquanto estava sentada no meu escritório, aliviada. Não faz mal que eu ainda não tenha terminado. Não precisava de ser tão dura comigo mesma. Eu podia continuar tentando, e o Senhor ainda estava feliz com os meus esforços. Ler aquela mensagem me trouxe o conforto que eu nem sabia que precisava.

E, no entanto, à medida que a conferência se aproxima novamente, o desafio que o Presidente Nelson fez há dois anos está fresco na minha mente. Quando finalmente acabei de destacar todos os nomes de Cristo no Livro de Mórmon, as páginas estavam cobertas de amarelo como se fossem pontos luminosos em si. Aprendi que Cristo está em todo o Livro de Mórmon. Eu O conhecia melhor. Mas talvez eu possa aprender a conhecê-Lo melhor ainda.

Durante uma visita de ministério em Samoa no ano passado, o Presidente Nelson falou de seus esforços contínuos para conhecer os nomes de Cristo.

“Sublinhei os títulos de Cristo em inglês e espanhol”, disse o Presidente Nelson. “Agora estou sublinhando os títulos de Cristo em português.”

Se o profeta de Deus parece pensar que conhecer os nomes de Cristo é um esforço que vale a pena – em várias línguas, não menos—então talvez o seu convite seja um que eu deva seguir novamente de alguma forma. O benefício de estudar os nomes de Cristo parece imensurável. De acordo com o Élder Holland em Witness for His Names, ao aprender sobre os nomes do Salvador, podemos vir a conhecê-lo melhor do que por qualquer outra maneira.

“Na nossa busca por conhecer Deus, e Jesus Cristo, que Ele enviou’ (João 17:3), podemos saber mais sobre quem Cristo era, é e ainda será ao examinar os nomes e títulos que lhe foram dados do que por qualquer outro método”, disse ele.

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

Ao estudarmos os nomes de Cristo, talvez também experimentemos uma mudança de coração para sermos mais como o Salvador. Todas as semanas, quando participamos do sacramento, testemunhamos a Deus a nossa vontade de tomar o nome de Jesus Cristo sobre nós. Em seu discurso, “Tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo”, o então Élder Dallin H. Oaks explica sobre esse testemunho e seu significado para nós:

As escrituras falam de que o Senhor está colocando Seu nome em um templo porque Ele dá autoridade para que Seu nome seja usado nas ordenanças sagradas daquela casa. Esse é o significado da referência [do Profeta Joseph Smith] ao fato do Senhor colocar Seu nome em Seu povo naquela casa santa. (Ver D&C 109:26.)

A vontade de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo pode, portanto, ser entendida como a vontade de tomar sobre nós a autoridade de Jesus Cristo. De acordo com este significado, ao participar do sacramento, testemunhamos nossa vontade de participar das ordenanças sagradas do templo e receber as mais altas bênçãos disponíveis por meio do nome e pela autoridade do Salvador quando Ele escolhe conferi-las sobre nós.

Gosto de pensar que como estamos dispostos a tomar o nome de Cristo sobre nós e aprender Seus muitos nomes, vamos reconhecer Seu rosto quando o encontrarmos novamente um dia. Enquanto isso, quando parecer que a fúria dos ventos está tentando nos destruir e que os corações daqueles ao nosso redor estão falhando, não cairemos sob a pressão porque Cristo nos manterá firmes em sua rocha (Helamã 5:12). Conhecê-Lo nos traz forças. Mesmo que vacilemos ou duvidemos de que realmente O conhecemos, podemos ser confortados pelo fato de que Ele sempre nos conheceu—e isso é suficiente.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Romper as barreiras religiosas: a amizade entre Élder Holland e o líder evangélico George Wood

The post O que o Élder Holland, o Presidente Nelson e uma flor me ensinaram sobre nomes appeared first on maisfe.org.

O post O que o Élder Holland, o Presidente Nelson e uma flor me ensinaram sobre nomes apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *