“Se precisar de alguma coisa, é só falar”
Há alguns anos, durante uma conferência geral muitas pessoas acharam engraçado quando o Élder Dieter F. Uchdorf descreveu o amor duradouro e constante de Deus e disse que “não é um amor do tipo ‘se precisar de alguma coisa, é só falar’”.
Nós rimos porque reconhecemos essa velha frase que nunca resulta em serviço. Ouvimos essa frase quando “estamos atolados na lama” e não há ninguém para nos ajudar.
Nós dizemos essa mesma frase quando nos preocupamos com as dificuldades de outra pessoa, mas não nos esforçamos para descobrir como podemos realmente ajudar. E as pessoas com dificuldade pedem ajuda? Não. Elas não pedem.
Todos nós sabemos que para uma frase tão geral (o que na verdade é uma tarefa para uma pessoa que já está com um problema, e agora precisa pensar em como podemos ajudar) é muito difícil de obter alguma resposta.
A maioria das pessoas evita pedir ajuda e a melhor maneira de realmente confortar e apoiá-las é dizer: “Busco a Ana na escola a semana toda – posso buscar seus filhos também”.
Ou “estou fazendo duas lasanhas – vou levar uma às 18h para você”. Ou “posso fazer suas compras para você. Eu vou lá, de qualquer maneira, então risque isso de sua lista”.
Sim, esperar que a pessoa fale se há algo que podemos fazer é basicamente inútil. Eu estava pensando sobre isso pouco antes de orar e percebi que há uma exceção, um único lugar, onde essa é uma ótima frase para se usar.
É quando falamos com nosso Pai Celestial. Este é o único momento em que podemos realmente obter uma resposta para essa pergunta.
Provavelmente a melhor maneira é dizer: “O que me falta ainda?” ou “O que estou fazendo de errado?”
Outra maneira de dizermos a mesma coisa é como o Presidente Russell M. Nelson fez quando nos disse: “Orem para saber o que devem parar de fazer e o que devem começar a fazer”.
E, é claro, devemos estar prontos e dispostos a aceitar a correção de nosso amoroso Pai Celestial. Precisamos reconhecer que nenhum de nós é perfeito. Todos nós precisamos melhorar.
Porém, quando pedimos a Deus, obtemos uma resposta amorosa. E Ele destacará os aspectos em que realmente precisamos trabalhar mais e que teremos sucesso, ou Deus não nos pediria.
Agora, é claro que você pode perguntar a um cônjuge ou amigo no que você precisa melhorar, mas você receberá uma lista!
Então, eu não recomendo isso. Além disso, essa pessoa não conhece o seu coração como Deus e pode não receber inspiração em seu nome. O melhor apoio é aquele que Deus nos oferece.
Deus sabe exatamente de quais características você precisa agora, para que possa estar preparado para as provações que você enfrentará.
Ele sabe com que sinceridade você trabalhará nisso. Ele conhece suas capacidades. Ele sabe exatamente quanto esforço e desafio você pode enfrentar.
E, o melhor de tudo, Ele lhe dirá de uma forma que você não se sentirá rejeitado, mas animado e amado, mesmo quando Suas orientações forem difíceis de aceitar.
Temos fé em Deus, mas você já parou para pensar que Ele tem fé em você? Ele sabe que você pode crescer e melhorar muito além de onde está hoje. Ele também sabe como conduzir você para que tenha sucesso e não desanime.
Ele pode responder com apenas uma palavra. Quando alguém querido para mim fez essa pergunta a Deus, a resposta foi “mansidão”. E isto é algo que todos nós precisamos mais, não é?
E quando Deus fala conosco, nós ouvimos. Não argumentamos ou ficamos na defensiva, como fazemos com um membro de nossa família. Em vez disso, reconhecemos nossa fraqueza e fazemos um plano – com a ajuda de Deus – para vencê-la.
Às vezes, estudamos as coisas em nossa mente e depois apresentamos um plano a nosso Pai Celestial. Isso é o que o irmão de Jarede fez no Livro de Mórmon, e temos sido diversas vezes aconselhados pelos nossos líderes a fazer o mesmo.
Contudo, ocasionalmente, apesar de nossos melhores esforços, às vezes sabemos que acabamos esquecendo de algo.
Ou não pensamos fora da caixa o suficiente – existe outro plano de ação que seria ainda melhor do que o que imaginamos?
Ou será que nosso orgulho, nossa teimosia, nossa incapacidade de aceitar qualquer resultado que não seja o que esperamos está nos impedindo de considerar o único caminho correto?
Isso já aconteceu comigo mais vezes do que posso contar. Já orei por todos os tipos de coisas ao Pai Celestial, geralmente por meus filhos adultos.
Deus nunca agiu de acordo com minhas sugestões. Então pensei: “por que você está dando ideias a Deus? Como se Ele não pudesse ter Suas próprias ideias? E ainda melhores?”
Sim, precisamos orar a Ele pelos nossos desejos justos, mas não precisamos dar a Ele uma lista de coisas a fazer!
Às vezes, nossa quantidade de pânico é tão grande que caímos na ansiedade e no desespero. Esses são os momentos em que, se fizermos a pergunta certa, ouviremos o que ouvi uma vez: “tenha fé”.
Em uma outra ocasião, quando minha natureza impaciente veio à tona, ouvi: “dê um passo de cada vez”.
Em ambos os casos, senti em meu coração que estava ouvindo uma verdade, envolta em amor e na crença de que eu poderia lidar com aquelas situações. Aquelas palavras devolveram a calma e a paz à minha alma, me enchendo de esperança e otimismo.
Nem sempre ouvimos palavras, às vezes é um pensamento ou uma impressão. Mas todos podem receber respostas.
Às vezes, em vez de orar para que a provação desapareça, Deus deseja que oremos por sua ajuda para superar aquela dificuldade. Isso pode envolver o desenvolvimento de atributos mais semelhantes aos de Cristo, confiar na ajuda de Deus e pensar nos outros antes de nós.
Uma coisa é certa, se pedirmos a Deus que nos diga se há algo que possamos fazer, sempre receberemos uma resposta. Todos nós estamos em processo de desenvolvimento.
Você não está curioso para saber o que Ele vai te dizer? E seja o que for, Ele estará bem ao seu lado enquanto você age de acordo com Seu conselho absolutamente perfeito.
Fonte: Meridian Magazine
The post “Se precisar de alguma coisa, é só falar” appeared first on maisfe.org.
O post “Se precisar de alguma coisa, é só falar” apareceu primeiro em Portal SUD.