Os Santos dos Últimos Dias acreditam em Astrologia?

Nós, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não cremos em astrologia, signos e em previsões de horóscopos. Mas respeitamos as pessoas que acreditam, pois sabemos que elas possuem o direito de acreditar no que bem entenderem.

O que é a astrologia?

Em um artigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul lemos:

“A astrologia relaciona a posição dos astros no céu, tanto no nascimento quanto diariamente, com fatos na Terra, incluindo os humores e destinos das pessoas. Ela assume que há ação dos corpos celestes sobre os objetos animados e inanimados e que os ângulos aparentes entre os planetas no céu afetam a humanidade. Astrologia não deve ser confundida com Astronomia, a ciência que verdadeiramente estuda os astros e seu funcionamento, isto é, sua física. Quando a astrologia começou, no vale dos rios Eufrates e Tigris, no atual Iraque, cerca de 3000 a.C., os mesopotâneos e os babilônios acreditavam que os planetas, incluindo o Sol e a Lua, e seus movimentos, afetavam a vida dos reis e das nações. Os chineses tinham crenças similares por volta de 2000 a.C. Quando a cultura babilônica foi absorvida pelos gregos, por volta de 500 a.C., a astrologia gradualmente se espalhou pelo ocidente. Por volta do segundo século antes de cristo, os gregos democratizaram a astrologia, desenvolvendo a tradição de que os planetas influenciavam a vida de todas as pessoas. Eles acreditavam que a configuração planetária no momento do nascimento das pessoas afetava sua personalidade e seu futuro. Esta forma de astrologia, conhecida como astrologia natal, alcançou se ápice com o grande astrônomo Claudius Ptolomeu (85-165 d.C.). Seu trabalho de astrologia, Tetrabiblos, permanece como a base da astrologia ainda hoje.”

O cerne da astrologia é, portanto, a interpretação de uma relação ou conexão do Universo com o homem – e o conhecimento que se pode extrair desta relação, especialmente definições de personalidade e previsões do futuro.

É possível prever o futuro?

Um homem chamado Serém pregou certa vez que nenhum homem “pode falar de coisas futuras” (Jacó 7:7). Serém já morreu a muito tempo, porém suas ideias estão em nossos dias. Muitos estão certos que ninguém sabe o que está para vir.

Sabemos que o homem pode sim saber de coisas futuras! Chamamos essa pessoa, que possui esse poder, de vidente:

“Um vidente (…) pode saber tanto de coisas passadas, como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas. Assim, Deus providenciou um meio para que o homem, pela fé, pudesse operar grandes milagres; portanto ele se torna um grande benefício para seus semelhantes” (Mosias 8:17-18).

Experimentamos esse dom (da vidência) quando ouvimos e seguimos os profetas em nossos dias. O presidente da Igreja, seus conselheiros e os Doze são profetas, videntes e reveladores (D&C 107:92, 124:94 – ver também a ocasião em que o apoio das Autoridades Gerais é solicitado para congregação em qualquer Conferência Geral). Os profetas podem ver o que nós não podemos. Daí a analogia frequente de que os profetas são atalaias que nos avisam dos perigos que não vemos.

Profeta pregando

A revelação por meio de profetas chamados por Deus

Também experimentamos esse dom, de maneira bem pessoal e significativa, quando recebemos uma bênção patriarcal. Além de tudo isso, aqueles que possuem o testemunho de Jesus recebem o espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Eles são capazes de receber revelação para sua própria vida, para sua família e pessoas a quem servem.

Moisés desejou que todo seu povo fosse profeta, ou seja tivesse um testemunho de Cristo e fosse capaz de conduzir suas vidas com revelação do alto (Números 11:29).

O Profeta Joseph Smith ensinou que todo ministro de Cristo possui o espírito de revelação, e, portanto, é um profeta [4]. Entretanto, esses sentidos genéricos do termo “profeta” não devem ser confundidos com o chamado de profeta.

Alguém que é chamado como profeta é alguém que possui o santo sacerdócio e tem autoridade para conduzir a obra de Deus na Terra. É um vidente, revelador e tradutor – e possui um poder especial (D&C 21:1, Mosias 8:15). Ele possui um testemunho especial de Cristo:

“A alguns [que são chamados como profetas] é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo. A outros é dado crer nas palavras deles, para que tenham também vida eterna se permanecerem fiéis.” (D&C 46:13-14).

Cremos em profecias, revelações e previsões do futuro. De fato, podemos afirmar, como Santos dos Últimos Dias, que sabemos que muitas profecias “se cumpriram; sim, e (…) também [sabemos] que todas as coisas que foram profetizadas sobre nós, até este dia, se cumpriram; e que todas as que vão além deste dia certamente se cumprirão” (Palavras de Mórmon 1:4). Porém não cremos em astrologia: os astrólogos não são profetas!

O imitador

Satanás, inimigo de Deus, é um grande imitador. Assim sendo, ele induz pessoas que não possuem o Espírito a fazerem previsões. Essas pessoas são chamadas genericamente de adivinhos. O Senhor deixou claro o que pensa sobre essas pessoas e suas obras. Ele disse para a antiga Israel (e isso é válido para nós):

“Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.” (Deuteronômios 18:10-14)

Como membros da Igreja de Jesus Cristo, não procuramos saber o que o horóscopo diz sobre nosso signo.

É possível que os adivinhos acertem o futuro? Eles realmente podem realizar milagres? Podemos responder essas perguntas com duas experiências descritas na Bíblia.

A primeira é a de Moisés que jogou seu cajado e este transformou-se em uma serpente. Os magos do faraó fizeram o mesmo (Êxodo 7:10-11). Mas não pelo poder de Deus. É evidente que Satanás tem poder para realizar certos milagres com a finalidade de enganar os homens. Todavia ele possui limites. Os magos do Egito não conseguiram imitar todas as maravilhas de Deus (Êxodo 8:18-19).

A segunda experiência é a de Paulo. “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores” (Atos 16:16). Paulo expulsou o “espírito adivinhador” da moça mais tarde.

Armadilhas

Devemos recordar alguns fatos ao ponderar essas coisas:

  • Satanás e seus espíritos não passaram pelo “véu do esquecimento” como nós, então eles sabem bem o que vai acontecer com a Terra. Eles podem até prever alguns eventos com certa precisão, mas fazem isso só para manipular, assustar e enganar as pessoas.
  • Satanás e seus espíritos podem observar-nos atentamente, perceber nossas fraquezas e tentar-nos. Eles nos rodeiam e nos odeiam. Devemos seguir a admoestação do Senhor:

“Deveis vigiar e orar sempre para não cairdes em tentação; porque Satanás deseja ter-vos para vos peneirar como trigo. Portanto deveis sempre orar ao Pai em meu nome.” (3 Néfi 18:18–19)

  • Satanás e seus seguidores são mestres em usar meias-verdades, ilusões e confusão para enganar. Ninguém está imune ao mal. Até Jesus enfrentou muitas tentações, mas Ele não deu atenção a nenhuma delas.
  • Satanás e seus seguidores têm uma vantagem sobre quem é preguiçoso, cético, ignorante, supersticioso, orgulhoso ou ganancioso. Essas pessoas se afastam da verdade e da luz de Cristo, ficando presas nas correntes de Satanás. E aí, elas acabam amando mais as trevas do que a luz, buscando atalhos para uma vida fácil, satisfazendo-se de maneiras erradas e achando que está tudo bem, quando na verdade não está.

Portanto, não devemos dar ouvidos a adivinhações e fantasias. A fé em Cristo nos protege de toda superstição e doutrina falsa. Com fé, obtemos um testemunho de Jesus.

Viver pela fé em Cristo

Como cristãos, não sabemos tudo sobre o nosso futuro, porque vivemos pela fé, que é uma esperança nas coisas que não se veem, mas que são verdadeiras (Alma 32:7). E com essa esperança, de vez em quando, Deus vai nos mostrar o que está reservado para nós, mas isso virá por revelação, e não por horóscopo ou qualquer tipo de adivinhação.

Veja também: Qual é a posição da Igreja sobre Astrologia, tarô e assuntos relacionados?

Posto original de Maisfé.org

O post Os Santos dos Últimos Dias acreditam em Astrologia? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *