O estranho ato do senhor: quando estranhamos algo no evangelho

Já se perguntou se alguma ordenança, certo padrão da Igreja ou determinada passagem das escrituras parece estranha? Muitas pessoas questionam o modo de agir do Senhor, tanto no passado quanto no presente.

Pessoas de muita fé já se sentiram intrigadas em certas ocasiões. O Senhor sabia que as pessoas se admirariam e questionariam e, por isso, chamou Sua obra de “estranho ato” (Isaías 28:21, D&C 95:4, D&C 101:95).

Há pessoas honestas e cheias de potencial que relutam em servir com dedicação por não entenderem coisas que aprendem no templo, por lerem trechos menos conhecidos da História da Igreja ou por ouvirem algo das Autoridades Gerais que contradiga suas opiniões políticas.

Para as pessoas que enfrentam questões relacionadas ao modo de proceder do Senhor e de Seus servos, no passado e no presente, alguns princípios podem ajudar.

1º. Esforce-se para compreender mais plenamente o caráter de Deus.

Antes de tudo, é importante entender mais sobre o caráter de Deus. Ore bastante, fale com o Pai Celestial em nome de Cristo, e construa esse relacionamento pessoal com Ele. Satanás vai tentar te fazer duvidar de que Deus existe ou de que Ele se importa com você, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Deus te conhece pelo nome e te ama de verdade. Lembre-se:

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os (…) caminhos [de Deus] mais altos do que os [seus] caminhos, e os (…) pensamentos [de Deus] mais altos do que os [seus] pensamentos” (Isaías 55:9).

E mesmo que as respostas para suas perguntas não venham de imediato, elas virão. Como o Presidente Henry B. Eyring disse:

“A demora do Senhor com frequência parece longa; às vezes dura a vida inteira. Mas ela sempre é planejada para abençoar”.

2º Estude as escrituras de forma constante e com dedicação

Às vezes, ouvimos pessoas falando sobre a Igreja e seus líderes de um jeito que parece que não entendem muito bem o que estão dizendo. Muitas dessas pessoas questionam a obra do Senhor sem realmente conhecer as escrituras ou entender o que elas significam. Por isso, é super importante buscar a verdade nas melhores fontes: as escrituras e as palavras dos profetas.

Ler as escrituras não deve ser algo que se faz de vez em quando; deve ser uma prática diária. Mas só ler não é suficiente. É preciso refletir sobre o que se lê, orar e tentar aplicar os ensinamentos na vida. Isso ajuda a entender melhor o que está escrito e a ver os frutos dessa prática.

Estudar as escrituras regularmente traz uma sabedoria e uma compreensão que podem transformar a vida. Quando você se dedica a isso, percebe que há muito mais nas histórias e nos ensinamentos do que aparenta à primeira vista. As escrituras falam de Cristo e dos princípios que são essenciais para encontrar alegria e felicidade eterna.

Construir uma base sólida com o estudo das escrituras te ajuda a compreender melhor tudo ao seu redor e a distinguir o certo do errado. Quando Deus vê que você está buscando e aprendendo, Ele te dá ainda mais luz e entendimento. Assim, você vai cada vez mais se aproximando da verdade.

3º Entenda a maneira do Senhor

Quando você começa a ler as escrituras e orar regularmente, começa a ver o mundo de maneira diferente. Isso ajuda a entender por que o Senhor permite certas coisas e impede outras.

Muitas vezes, o Senhor usa símbolos para transmitir Suas mensagens. Esses símbolos não só preservam a verdade para aqueles que ainda não estão prontos para compreendê-la, mas também ensinam e guiam as pessoas.

As escrituras e as ordenanças, especialmente as do Templo, são cheias de simbolismo. Com o tempo, e sendo digno de revelação, você pode entender melhor esses símbolos. Pode levar anos para compreender tudo, e isso faz parte do teste de fé na mortalidade.

4º Não tenha medo de fazer perguntas

O Presidente Dieter F. Uchtodrf ensinou:

“Creio que nosso Pai Celestial fica contente com Seus filhos quando eles usam seus talentos e faculdades mentais para diligentemente descobrir a verdade. Nesta Igreja que honra o arbítrio pessoal tão fortemente, que foi restaurada por um jovem que fez perguntas e buscou respostas, respeitamos aqueles que sinceramente buscam a verdade”.

Ele também disse:

“É natural ter dúvidas — a semente da dúvida sincera, com frequência, brota e amadurece até se tornar uma grande árvore de conhecimento. Há poucos membros da Igreja que, em uma ocasião ou outra, não se debateram com dúvidas sérias ou delicadas. Um dos propósitos da Igreja é nutrir e cultivar a semente da fé, mesmo que às vezes seja no solo arenoso da dúvida e da incerteza. A fé é a esperança nas coisas que não se veem mas que são verdadeiras. Portanto, por favor, duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé. Jamais podemos permitir que a dúvida nos aprisione e nos impeça de receber o divino amor, a paz e as dádivas que vêm por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.”

5º Considere o conjunto completo

Mesmo quando algo parecer estranho, é importante olhar para o quadro geral e ponderar sobre o que já aprendeu e experimentou. Avalie o que você ganhou ao seguir os mandamentos. Isso pode ser difícil quando estamos ocupados ou passando por momentos difíceis, mas é crucial encontrar momentos de calma para reflexão.

Quando ponderamos, em um lugar calmo e sereno, o Espírito encontra mais facilmente o nosso espírito e pode comunicar coisas muito pessoais e sagradas.

6º Sirva ao Senhor com dedicação pela fé

Pode parecer estranho dedicar-se a algo sem entender tudo sobre o assunto, mas isso não deve impedir ninguém. O Senhor não exige que saibamos tudo antes de agir; Ele pede um coração humilde e disposto.

A fé começa ao confiar na palavra e seguir os mandamentos, e isso traz mais entendimento. Servir ao Senhor e ao próximo, mesmo sem compreender tudo, pode transformar o que parece estranho em algo grandioso.

7º Não se maravilhe demais

Às vezes, o Senhor diz para não se maravilhar com as coisas (João 3:7, João 5:28, D&C 27:5). Isso não significa não sentir gratidão, mas sim reconhecer a verdade sem exageros. Ficar excessivamente fascinado pode levar a dúvidas ou especulações.

O Rei Benjamim aconselha acreditar em Deus, reconhecer nossas limitações e buscar o arrependimento sincero (Mosias 4:9-10). A fé simples e pura é suficiente para receber as maiores dádivas da Expiação.

Viver esses princípios ajuda a ver o “estranho ato do Senhor” de uma nova maneira, entendendo melhor a morte, as doenças e as adversidades. A perspectiva muda e você se sente mais elevado e inspirado.

Veja também:

Quando Deus parece distante é possível reencontrar Sua luz

9 dicas para um ótimo estudo individual das Escrituras

Essa escritura faz referência a Deus ou a Jesus?

Posto original de Maisfé.org

O post O estranho ato do senhor: quando estranhamos algo no evangelho apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *