Qual o momento certo para ter filhos? Veja o que dizem os profetas
A importância dos filhos
Os profetas e apóstolos nos ensinaram muito sobre a família – e qual o Plano de Deus para todos os seus filhos e filhas. Daí, o planejamento familiar ser uma questão importante dentro da doutrina da Igreja. O Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos disse:
“É um privilégio sublime para o marido e a mulher que são capazes de ter filhos prover um corpo mortal para esses filhos espirituais de Deus. Acreditamos na família e acreditamos em filhos. (…)
Quando o marido e a mulher têm um filho, eles estão cumprindo parte do plano de nosso Pai Celestial de trazer filhos à Terra. O Senhor disse: “Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”. Antes da imortalidade, deve haver mortalidade.
A família é ordenada por Deus. A família é essencial ao plano de nosso Pai Celestial aqui na Terra e nas eternidades.” (“Crianças, filhos“, Conferência Geral, outubro de 2011)
Controle da Natalidade
O Presidente Dallin H. Oaks disse:
“Os filhos são a dádiva mais preciosa de Deus — eles são nossa posteridade. Contudo, vivemos em uma época em que muitas mulheres não querem ter nem criar filhos. Muitas jovens adultas adiam o casamento até satisfazerem suas necessidades temporais.” (“Pais e filhos“, Conferência Geral, outubro de 2018)
Quando um casal reconhece que os filhos são presentes de Deus, eles precisam buscar revelação para saber quando e quantos filhos ter. No site da Igreja, na sessão de tópicos do evangelho, encontramos:
“Se o marido e a mulher estão fisicamente aptos, eles têm o privilégio e a responsabilidade de trazer filhos ao mundo e de cuidar deles. A decisão de quantos filhos ter e quando tê-los é um assunto particular do casal. (…)
As relações sexuais no casamento não são apenas para o propósito da procriação, mas também um meio de expressar amor e fortalecer os vínculos emocionais e espirituais entre marido e mulher.
O casal é incentivado a orar e consultar a opinião um do outro ao planejar sua família. As questões a serem levadas em conta são a saúde física e mental da mãe e do pai e sua capacidade de prover as necessidades básicas da vida para os filhos.
A decisão sobre o controle de natalidade e as consequências dessas decisões cabe exclusivamente ao casal. O aborto eletivo como método de controle de natalidade, porém, é contrário aos mandamentos de Deus.” (link do conteúdo aqui)
E se os filhos não vierem a um casal justo?
O Élder Andersen ainda acrescentou:
“A geração de filhos é um assunto delicado que pode ser muito doloroso para as mulheres justas que não têm a oportunidade de casar e ter uma família. Digo a vocês, nobres mulheres, que nosso Pai Celestial está ciente de suas orações e de seus desejos. Quão gratos somos por sua extraordinária influência, inclusive quando estendem os braços amorosos para crianças que precisam de sua fé e força.
A geração de filhos também pode ser um assunto doloroso para casais justos que se casam e descobrem que não podem ter os filhos que tão ansiosamente aguardavam ou para o marido e a mulher que planejam ter uma família grande, mas são abençoados com uma família menor.
Nem sempre podemos explicar as dificuldades de nossa mortalidade. Às vezes a vida parece injusta — especialmente quando nosso maior desejo é fazer exatamente o que o Senhor ordenou. Como servo do Senhor, asseguro-lhes que esta promessa é garantida: “Os membros fiéis cujas circunstâncias os impeçam de receber as bênçãos do casamento eterno e de ser pais (ou mães), nesta vida, receberão todas as bênçãos prometidas na eternidade, desde que guardem os convênios que fizeram com Deus”.” (“Crianças, filhos“, Conferência Geral, outubro de 2011)
O post Qual o momento certo para ter filhos? Veja o que dizem os profetas apareceu primeiro em Portal SUD.