Do estabelecimento de Salt Lake à poligamia, o 2º volume de ‘Santos’ é mais épico do que o primeiro.

No Livro de Mórmon, o Senhor pede à Seus filhos que se lembrassem do cativeiro e da libertação milagrosa do povo do convênio.

A segunda entre as séries de narrativas de histórias da Igreja “tem a sua própria história de cativeiro e libertação para contar,” disse Jed Woodworth, gerente de história e diretor geral de “Santos: A história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Volume 2, Nenhuma Mão Ímpia.”

Os primeiros capítulos da narrativa agora estão disponíveis em saints.ChurchofJesusChrist.org e na sessão História da Igreja, no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Os capítulos subsequentes serão postados a cada mês até que todo o volume tenha sido publicado digitalmente e a versão impressa será publicada em fevereiro de 2020.

Woodworth disse que o 2º volume detalha a história do cativeiro e libertação enquanto os membros da Igreja saem de Nauvoo e se estabelecem no Valle do Lago Salgado até 1893.

Os Santos são mantidos cativos por juízes e leis de punição; eles são aprisionados pelo capricho da fome e da peste; pelas aflições da pobreza, separação e morte; e por suas próprias fraquezas, debilidades e pecados,” disse Woodworth. “Apesar de tudo, o Senhor protege Seu povo, libertando e por fim os redimindo.

Os Santos, também fazem a sua parte, ele continua. “Eles se reúnem aos milhares, estabelecem centenas de acampamentos prósperos, reúnem uma diversa população de emigração e lançam novas instituições como a Escola Dominical, Organização das Moças e dos Rapazes e a Primária. Durante o pior período de provações, eles constroem três templos, culminando na dedicação do templo de Salt Lake, depois de 40 longos anos de construção.”

Esse volume lembra os membros da Igreja que a oposição é mais comum do que exceção, Woodworth disse. “O será terá um povo testado e experimentado, e o 2º volume nos mostra como isto acontece. ”

“Santos, Volume 2” também explora como a Igreja lutou e por fim desistiu de uma das mais difíceis de suas práticas, o casamento plural, disse Woodworth. “Vemos o sacrifício de famílias e de líderes da Igreja por um princípio que foi totalmente contra a qualquer treinamento religioso e herança cultural,” ele explicou. “Vemos a agonia e a solidão da vida nesse princípio, mas também a alegria de cumprir os mandamentos de Deus, ao aumentar as sementes para Ele.”

O volume também leva os membros da Igreja “ao mais profundo recesso de pecados ao narrar a grande tragédia de nosso passado, o Massacre de Mountain Meadows.”

Mais de 1 milhão de leitores

Scott Hales, editor geral e escritor de “Santos, volume 2” disse que aqueles que trabalham no projeto esperavam que o primeiro volume fosse bem recebido entre os membros da Igreja. “Mas não acredito que nenhum de nós esperava uma resposta tão positiva ao livro,” ele disse. “Em menos de um ano, mais de 400 mil cópias foram vendidas. Mais de um milhão de pessoas estão lendo no aplicativo Biblioteca do Evangelho, e centenas de milhares de pessoas estão ouvindo aos áudio-livros, lendo artigos sobre a História da Igreja associados ao volume, e ouvindo ao podcast ‘Santos’ no Canal Mórmon.

Hales disse o volume 2 é similar em extensão, formato e estilo ao volume 1. “ Os leitores que gostaram do volume 1, gostarão do volume 2,” ele disse. “Na verdade, eles irão gostar mais.”

Ele chamou o escopo do volume 2 “épico – mais épico do que o volume 1.” Mas, a narrativa é cheia de histórias intimas contadas através dos personagens, sobre a restauração do evangelho.

O volume 2 começa justamente de onde o volume 1 termina, ele disse. “ Conta a história e esforços dos pioneiros para estabelecer um lugar onde eles poderiam adorar a Deus e construir templos sem medo de serem perseguidos. ”

A Igreja não fala muito sobre os detalhes do que aconteceu após os Santos chegarem no Vale do Lago Salgado. “Muitos membros da Igreja sabem que levou 40 anos para que os Santos construíssem o templo de Salt Lake, mas com frequência não sabem por quê,” ele disse. “E eles não sabem o que mais aconteceu durante aqueles 40 anos.”

“Santos, volume 2, busca recuperar essas histórias e torna-las parte da coletânea de memórias dos Santos do Últimos Dias. “ Mais do que tudo, esperamos que o volume 2 testifique para a Igreja a realidade da continua restauração do evangelho de Cristo. A morte de Joseph Smith não colocou um fim nas intervenções reveladoras do Senhor nas vidas dos Santos. O volume 2 continua a mostrar um Deus vivo guiando o Seu povo ao seu lar celestial.”

Assim como o volume 1, o volume 2 será traduzido, disse Lise Olsen Tait, a editora de revisão histórica do volume 2.

“Uma parte mandatória da Primeira Presidência sobre esse projeto é que precisa estar disponível para o maior número de membros possível, e em suas línguas nativas. “Como Santos dos Últimos Dias, todos nós fazemos parte da Igreja e da família de Deus. Esses livros nos dão uma história compartilhada e uma visão compartilhada, do que isto significa.”

Fonte: The Church News

Relacionado:

Primeiro capítulo do 2º volume da série “Santos” disponível em Português

O post Do estabelecimento de Salt Lake à poligamia, o 2º volume de ‘Santos’ é mais épico do que o primeiro. apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *