Um profeta, uma preparação e uma pandemia

Estamos vivendo o que pode ser chamada de a ‘Grande Parada’. Em nosso mundo globalizado em pleno século 21, nunca vimos nada igual. Os negócios estão parados. Os meios de transporte diminuíram.

As pessoas esperam em suas casas, apartamentos, locais de trabalho, questionando, batalhando e orando. A pandemia do COVID-19 colocou o nosso mundo à beira de uma era diferente – e esperamos nervosos e ansiosos por essa transição.

Não é fácil. Não é agradável. Não é da maneira que estamos acostumados a ser e viver.

Em meio a tudo isso, é fácil se sentir paralisado ou em pânico. Eu me sinto assim. Me questiono quanto ao futuro. Quanto ao presente. E a cada dia.

E ainda assim, sou forçado a parar, considerar e refletir enquanto escuto ao breve vídeo de 1 minuto e 46 segundos, compartilhado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias #HearHim: Ouvir a voz de Jesus Cristo.

Este vídeo mansamente nos aconselha a prestar atenção ao que ouvimos “quando os ruídos são silenciados” e “as distrações são ignoradas”, quando devido as circunstâncias “sossegamos” e “nós aquietamos” e “nos acalmamos” – e ouvimos.

Ouvir não com os nossos ouvidos, mas com o coração. E então, ouviremos, o som de “uma voz mansa.”

Um gentil lembrete do céu. Um convite para uma grande mudança de coração. E um convite para ponderar e ouvir novamente a mensagem – a mensagem de uma silenciosa noite em Belém, e de um sepulcro vazio ao lado de fora da antiga Jerusalém.

A mensagem dada nas palavras de nosso amado Pai Celestial: “Este é eu Filho Amado, ouve-O.”

Um lembrete para ponderar e agir sob este convite veio do Presidente Russell M. Nelson, profeta ordenado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em 26 de fevereiro de 2020.

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o convite para ponderar e seguir instruções celestiais é sempre importante. Mas esse convite em particular, em uma época tão diferente, desse profeta em particular – é um lembrete poderoso nesse momento de pânico e pandemia.

Preparar para tempos de pânico

Apesar de usar essa frase, espero que não terminemos de fato em “tempos de pânico”. De frustrações de tirar o fôlego, estresse e preocupação desmedida. Eu sei. Me sinto assim também.

Mas não seremos capazes de parar, escutar, nos voltarmos para o céu e então acalmarmos uns aos outros, se nos deixarmos contaminar pelo pânico.

Cristo nos oferece uma maneira melhor e mais pacífica. Ele promete que apesar de haver muito tumulto a nossa volta, dentro de nós e ao nosso redor, podemos ter paz. A paz que vem Dele.

O Presidente Russell M. Nelson, como um profeta, encara um momento único na história. De repente, o mundo está em comoção e a Igreja que ele dirige sob a direção do Senhor, está fazendo ajustes rápidos e desafiadores.

Notei e refleti sobre os posts nas mídias sociais que destacam como é especial termos um médico experiente como nosso atual profeta nos Últimos Dias, durante uma pandemia de saúde.

Tenho alguns pensamentos sobre isso. Mas me sinto ainda mais inspirada a lembrar que o Grande Curador, o Eterno Médico, é o Salvador Jesus Cristo. Se O buscarmos, Ele será o nosso farol em tempos desafiadores como esse.

Agora, ao pensar no fardo colocado nos ombros do Presidente Nelson, penso que aqui se desenrola um momento único. Não acredito que ele pediu por isso. Mas mesmo assim, recebeu. E então, penso na preparação.

Além de muitos anos como Apóstolo de Jesus Cristo, o presidente Nelson é especialista em coração e pulmão. Ele é um médico renomado em sua área. Então, ele domina sua área de conhecimento e suas implicações. Mas alguns outros elementos de sua preparação se destacam.

Além de ter um certificado médico, ele fez um treinamento de pós-graduação avançado, um doutorado e passou muitos anos como médico pesquisador ao mesmo tempo que atuava como cirurgião.

Ele tem mente e treinamento de cientista. Portanto, ele também tem a habilidade de entender as complexidades e dificuldades da nova preocupação da saúde global.

Ele entende a dificuldade de descobrir novos diagnósticos e tratamentos de problemas médicos emergentes, por sido pioneiro durante décadas em cirurgia cardíaca e novas descobertas médicas na área.

O presidente Nelson não fez somente uma cirurgia. Ele não fez uma dúzia. Ele não fez cem cirurgias, ele fez milhares. Ele já esteve milhares de vezes em salas de cirurgia e aprendeu o processo de tomar decisões críticas em situações desafiadoras.

De reunir, filtrar e entender informações necessárias de forma rápida, tomar decisões sobre quais recursos e estratégias tomar, e de fazer ajustes durante o processo, de acordo com as circunstâncias.

Ele aprendeu a trabalhar em equipe, a fazer julgamentos precisos e cuidadosos, e a lidar com as circunstâncias com a sabedoria e a competência decorrentes de sua experiência.

Ele desenvolveu a capacidade de manter um comportamento calmo, intenso, controlado e pacífico, durante as grandes dificuldades e tensões de uma sala de cirurgia.

Hoje, ele opera em diferentes cenários, o cenário de decisões espirituais e no conselho e direção de uma comunidade de fé mundial, que luta contra um problema global de saúde conhecido como COVID-19.

Como reflexo da preparação que o trouxe até o presente momento, sou grato por haver uma convergência divina em seu treinamento durante sua vida na medicina e o momento que vivemos hoje.

Ter perspectiva em um momento de pandemia

Possivelmente, todos nós sabemos um pouco mais sobre vírus, COVID-19, e problemas pandêmicos muito mais do que sabíamos a algumas semanas atrás. Precisamos aprender porque é algo que parece ameaçar e consumir tudo.

Pelo menos é isso que parece. Nosso tempo, nosso trabalho, nossa estabilidade financeira, nossa saúde, nossa paz mental, todos esses aspectos são preocupantes e difíceis. A paz mental parece algo ilusório.

Sou grato pela sabedoria da saúde pública, pelos profissionais da saúde, e todas as outras pessoas que estão nos ajudando nesse momento. Precisamos de ajuda. A saúde de todos é importante.

Sou grato pelo convite do profeta do Senhor para parar, evitar o pânico, e nos permitir escutar a voz divina de Jesus Cristo em nossas mentes e corações.

Quando minha mente está agitada e meu espírito está preocupado e cansado, sou grato por ter uma direção de onde devo ir para encontrar paz. Apesar dele ser um médico bem treinado, a mais de trinta anos o Presidente Nelson tem sido treinado em outra área, como apóstolo de Jesus Cristo.

Ele nos aponta uma direção, a direção do Grande Curador, que pode nos ajudar a ganhar perspectiva e paz espiritual nesse momento de pandemia. Que possamos, de fato, ouvi-Lo.

Fonte: Latter Day Saint Mag

Relacionado:

Depois do desespero, as ternas misericórdias de Deus nos esperam

O post Um profeta, uma preparação e uma pandemia apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *